O que são Camadas 2 (Layer 2) no Ethereum?
Desfrute de taxas mais baratas (gás) e transações mais rápidas à medida que o Ethereum cresce.
Resumo rápido:
Camada 2 é o nome dado às soluções de escalabilidade construídas na blockchain do Ethereum, oferecendo transações mais rápidas e baratas!
Este artigo abordará as soluções atuais e como elas funcionam.
O que é uma Camada 2?
Camada 2 (L2) refere-se a soluções de escalabilidade construídas na blockchain do Ethereum (também conhecida como Camada 1). As soluções visam tornar as transações na blockchain do Ethereum mais baratas e rápidas.
Existem vários tipos de Camada 2. Em resumo, todas elas funcionam movendo a maior parte das transações para fora da Camada 1, mas ainda mantendo algum tipo de ligação. Isso permite que as camadas 2 se beneficiem de algumas das propriedades do Ethereum - por exemplo, sua segurança, sem se preocupar com as taxas da rede('gás').
As camadas 2 estão em alta porque os preços do gás na camada 1 cresceram significativamente à medida que o Ethereum se tornou cada vez mais demandado e, para cada transação realizada dentro da rede Ethereum, é necessário o pagamento de uma taxa de gás.
Tipos de soluções de Camada 2
Atualmente, há uma ampla seleção de soluções de Camada 2. Para entender como elas diferem, veja a imagem abaixo:
Rollups
Rollups executam negociações off-chain da Camada 1. As transações feitas fora da chain são então compactadas ou “enroladas” em uma transação menor. Essa transação menor é enviada de volta para a camada 1, permitindo que os rollups mantenham a segurança da camada 1 enquanto aliviam o congestionamento da rede.
Existem dois tipos de rollup: Zero knowledge (ZK) and Optimistic.
ZK Rollups
ZK Rollups geram um SNARK e são enviados para a Camada 1. Como assim??! 🤔
Um SNARK (Succinct Non-interactive Argument of Knowledge), traduzindo seria: “Argumento Não Interativo Sucinto de Conhecimento”. É uma prova criptográfica de que as transações feitas off-chain são válidas. Este processo é conhecido como prova de validade ou validity proof. Quando as transações são "enroladas" e enviadas para a Camada 1, elas contém essa prova. Como essas transações contêm essa prova, a Camada 1 entende que elas aconteceram. Isso torna as transferências entre as camadas 1 e 2 quase sem atrito.
Exemplos de rollups ZK: zkSync, Loopring e Starkware.
Rollups Optimistic
Rollups optimistics, ao contrário, não usam provas de validade. Por padrão, eles assumem que as transações enviadas para a camada 1 são válidas. Se alguém acredita que ocorreu uma transação fraudulenta, pode contestá-la usando uma prova de fraude ou fraud proof – uma prova de fraude analisa as transações para ver se ocorreu uma fraude. Se uma transação fraudulenta for detectada, ela será revertida.
Rollups optimistics podem processar mais transações quando comparados aos ZK rollups. Mas, se uma transação for contestada, os usuários podem esperar até uma semana para retirar seus fundos da Camada 2 para a Camada 1. Isso pode vir a ser diminuido no futuro à medida que a tecnologia for aprimorada.
Exemplos de rollups optimistics são: Optimism, Arbitrum
Validium
As soluções Validium são como ZK rollups, mas o armazenamento de dados acontece off-chain e não na camada 1. Ao enviar dados off-chain em vez de on-chain, é reduzido o custo de cada transação e as transações por segundo (tps) aumentam.
Há uma troca, no entanto, ao armazenar dados (saldos do usuário) off-chain, ele melhora o rendimento e a escalabilidade da transação. Mas isso requer confiança a um terceiro que pode impedir que os usuários acessem seus saldos.
A StarkWare pretende resolver isso com um Data Availability Committee (DAC), um comitê de 8 membros independentes que possuem sua própria cópia das transações realizadas. Eles também são obrigados a manter esses dados, tornando-os disponíveis em todos os momentos. Se um operador impedir que um usuário acesse seus fundos, um membro do comitê poderá substitui-lo para confirmar a solicitação, caso seja válido.
Exemplos de onde o Validium é usado: Loopring e Starkware
Comparando soluções de escalabilidade.
Cada solução de Camada 2 vem com compensações projetadas para uma finalidade específica. Esta tabela criada pela equipe do Matter Labs compara cada solução lado a lado.
Esta tabela foi agrupada em quatro categorias: Segurança, desempenho/economia, usabilidade, outros:
Para usuários e dapps, pular de um Rollup para outro será mais fácil do que a migração inicial de ETH para L2. As bridges tornarão esse processo ainda mais suave. Por causa dessa facilidade de troca, as soluções que desenvolverem um trabalho de UX, ou seja facilitar a usabilidade, terão vantagem.
Não importa o resultado, esta será uma evolução muito importante e emocionante de se observar. E a vencedora final será a comunidade do Ethereum em qualquer cenário.
Referências
Aprofunde a sua pesquisa:
Gostou? Se inscreva e compartilhe.