Highlights ETHDenver 2023
Novidades do ecossistema web3, Ethereum e principais assuntos do evento.
No início do mês, nós, do EtherCast, estivemos no ETH Denver 2023, um dos maiores eventos do Ethereum no mundo, onde builders, protocolos, DAOs e comunidades se encontram para ficar por dentro das maiores inovações do ecossistema.
Esse ano o evento contou com mais de 16 mil pessoas espalhadas pelo local. Ao todo foram 8 palcos, vários pavilhões temáticos sobre web3 e locais e ambientes para descontração e networking. E o melhor de tudo, o evento é totalmente grátis.
Algumas semanas após o evento, já com mais informações digeridas e retomando à rotina, trazemos aqui as principais novidades apresentadas por lá, bem como, nossas impressões sobre o evento.
PS: ETHDenver 2023 acabou, mas estamos a todo vapor por aqui trabalhando mais do que nunca para trazer informações e conhecimento sobre o ecossistema Ethereum.
Highlights ETHDenver 2023
Como o ETHDenver é um dos eventos mais importantes do ano para o ecossistema web3, vários protocolos e projetos aguardam a data do evento para anunciar novidades, criar animação e também validar essas atualizações com as pessoas do evento, e esse ano não foi diferente. Dentre as novidades anunciadas estavam:
ERC-4337:
Novo padrão de token surge no Ethereum, ERC-4337, que “desbloqueia” uma função muito aguardada pelo ecossistema: “account abstraction”. A novidade foi anunciada pela Ethereum Foundation no evento paralelo WalletCon (focado em carteiras cripto).
Ainda teremos um artigo dedicado sobre o assunto, mas, por hora, podemos dizer que essa funcionalidade serve como base para uma série de outros recursos no Ethereum, como recuperação de carteiras, carteiras em grupo, “multitransações”…enfim, isso tudo para criar experiências mais fáceis e melhores para o usuário.
Leia mais sobre o isso em um artigo escrito pelo próprio Vitalik Buterin aqui.
Optimism Superchain:
Não só poucos dias antes do evento a Coinbase anunciou sua L2 construída em parceria com a Optimism (OP Stack), mas no dia 23 de fevereiro, a Optimism anunciou sua “migração” para uma Superchain.
Segundo o post do anúncio, para a Optimism "a realidade é: ninguém conseguiu realmente escalar o Ethereum. E isso nos inclui”. Na visão do time, ainda é necessário trazer uma escalabilidade a nível da internet para o Ethereum, o que ninguém teria conseguido até o momento.
Por essa razão, a Optimism está buscando obter escalabilidade e composibilidade ao mesmo tempo, isso por intermédio de documentos e informações de código aberto, priorizando descentralização, governança, segurança e melhorias constantes. Isso tudo permitindo a construção de outras blockchains usando o OP stack.
Com o anúncio da Superchain, a Optimism passa a ser uma “plataforma para outras blockchains”, assim como fez a Coinbase com sua L2 Base.
Leia mais sobre a Superchain da Optimism aqui.
PolygonID:
A Polygon foi para o evento com muitas novidades iminentes…
Como se não fosse suficiente o anúncio de que a Polygon zkEVM lancará sua mainnet no dia 27 de março, o time anunciou no evento, mais precisamente no dia 01/03, novidades com relação ao Polygon ID.
Em resumo, o Polygon ID é um serviço de identificação web3 que permite que usuários validem credenciais e informações em aplicações blockchain sem revelar informações pessoais. Isso tudo tendo como base Zero Knowledge Proofs, um mecanismo de prova muito explorado atualmente.
Com o anúncio da abertura da infraestrutura das ferramentas do PolygonID , desenvolvedores poderão criar soluções de identidade descentralizadas e privadas com base no PolygonID.
Para ler mais, clique aqui.
zkSync Mainnet:
Apesar de alguns percalços internos do evento, a ZkSync também veio forte para o ETH Denver, seu stand era um dos mais notáveis, com luzes, cores, logos bastante interessantes para os presentes do evento.
Interessante mencionar a adoção do termo “zkSync Era”, uma nova fase da zkSync anunciada logo antes do evento.
A batalha de Zero Knowledge Rollups como uma forma de escalar o Ethereum ainda está longe do fim, mas, para o momento, a zkSync parece sair à frente.
Como mencionado, algumas semanas antes do evento a Polygon anunciou que irá lançar sua zkEVM na data de 27 de março, e a zkSync não perdeu tempo, anunciando dentro do próprio evento que sua mainnet já está disponível para os mais de 16 mil participantes do evento consumirem nos Food Trucks disponíveis.
Esse ano tem tudo para ser marcado por tecnologias zero knowledge. Para além de Polygon e zkSync que estavam no evento, vimos também outras soluções interessantes que utilizam essa tecnologia, como a Scroll (que inclusive já temos um artigo sobre), Taiko e a ZkBob.
Mobile vem aí!
Que precisamos facilitar o processo de interação e onboarding de novos usuários todos já sabemos, mas para isso também temos que melhorar a integração cripto e mobile.
Hoje, as principais carteiras do ecossistema ainda não se mostram ideais para serem utilizadas em celulares e dispositivos móveis, mas isso parece estar mudando…
Muitos protocolos já estão ciente desse problema e estão lançando apps ou wallets criadas exclusivamente para dispositivos móveis, como a Zapper, Zerion, 1inch, etc…
E no evento foi a vez da Uniswap seguir pelo mesmo caminho e anunciar o lançamento de sua própria carteira mobile, com interação bastante simplificada e com uma boa UX.
Contudo, a Uniswap ainda tem alguns problemas, principalmente com relação à Apple. Para o momento, sua carteira só está disponível na parte de testes, já que a aprovação da Apple para disponibilizar ao público geral ainda não foi recebida, segundo a própria Uniswap:
“A Apple não nos dá a luz verde para o lançamento, e nós não sabemos a razão disso. Nós submetemos nosso app meses atrás, e mesmo cumprindo 100% de todas as exigências e especificações, nós não tivemos resposta”
Mas não é só a Uniswap que está apostando em dispositivos móveis, protocolos como a WalletConnect também estão trabalhando nesse sentido para facilitar interações mobile, mostrando-se bastante promissoras.
Essas são somente algumas das novidades e anúncios que conseguimos presenciar dentro do ETHDenver 2023. Uma coisa é certa: seguimos confiantes de que estamos no caminho certo de crescimento e expansão do ecossistema web3.